En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Água encanada refere-se, no contexto de saneamento básico, na distribuição de água, geralmente potável, por meio de tubulações e encanamentos. Este serviço requer uma grande infraestrutura para a captação ou extração, armazenamento, purificação e finalmente bombeamento e distribuição da água aos pontos de consumo.
Apesar da distribuição de água por meios de "encanamentos internos " ter surgido na antiguidade, poucas pessoas possuíam acesso até a segunda metade do século XIX, quando ela começou a se propagar no que hoje são os países desenvolvidos. A água encanada tornou-se comum em muitas regiões durante o século XX, e sua ausência se dá principalmente em regiões em situação de pobreza, bem como em países em desenvolvimento.
A água encanada é culturalmente assumida ser água potável, especialmente nos países desenvolvidos. Geralmente, ela é potável, embora problemas com a qualidade da água não serem raros. Métodos domésticos de purificação de água, tal como filtros, ferver a água, ou destilação podem ser usados quando a potabilidade da água da torneira é duvidosa. A aplicação de tecnologias (tais como tratamento de água para as plantas) envolvidos no fornecimento de água potável para casas, empresas, edifícios públicos é um dos principais subcampo de engenharia sanitária. A infraestrutura de "água encanada" distingue-se de outros tipos de fornecimento de água doce tais como os proveniente da coleta de água da chuva em cisternas, da água provinda de poços artesianos, ou diretamente de córregos, rios ou lagos (cujo potabilidade, pode variar).